Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

Questões sobre o Absolutismo na Europa e resumo

Sistema de governo no qual o poder é centralizado na pessoa do governante, característico da Europa entre os séculos XVII e XVIII. A hegemonia está nas mãos dos reis, que controlam a administração do Estado, constituem exércitos permanentes, dominam a burocracia e a padronização monetária e fiscal, procuram estabelecer as fronteiras de seus países e promovem a economia nacional políticas mercantilista e coloniais. Também criam uma organização judiciária nacional - a Justiça Real -, que se sobrepõe ao fragmentado sistema feudal.

O Absolutismo nasce a partir da crise do feudalismo. O apoio da burguesia e a influência do Direito Romano, que defende um poder centralizado, são decisivos para que o predomínio da nobreza seja diminuído a favor do rei. As crises religiosas do século XVI também colaboram para o fortalecimento do poder monárquico,  pois enfraquecem o pode papal e colocam as igrejas nacionais sob o controle do soberano. Nicolau Maquiavel (1469-1527), com sua obra 'O príncipe', escrita para responder a um questionamento a respeito da origem e da manutenção do poder, influenciou os monarcas europeus, que a utilizaram para a defesa do absolutismo. J. Bodin (1627-1704) sua obra foi 'Os seis livros da República', associava o Estado à própria célula familiar, colocando o poder real como ilimitado, comparado ao chefe de família.

Jacques Bénigne Bossuet, contemporâneo de Luís XIV, foi um dos maiores defensores do absolutismo e, simultaneamente, do "direito divino dos reis"; em sua obra 'Política Segundo a Sagrada Escritura', afirmava que a Monarquia era a origem divina, cabendo aos homens aceitar todas as decisões reais, pois questioná-las transformá-los-ia não somente em inimigos públicos, mas também em inimigos de Deus.

Thomas Hobbes, autor de Leviatã, proclamou que, em seu estado natural, a vida humana era "solitária, miserável, desprezível, bestial e breve"; buscando escapar da guerra de todos contra todos, os homens uniram-se em torno de um contrato para formar uma sociedade civil, legando a um soberano todos os direitos para protegê-los contra a violência. Hobbes defende a teoria de que um rei só poderia subir ao trono pela vontade do povo e não pela vontade divina. A Monarquia é justificada pelo consenso social.


Hugo Grotius é considerado um dos precursores do direito universal, pois defendia que, se todos os países adotassem o Absolutismo, seria possível se estabelecer um sistema único de legislação. Sua principal obra foi 'Direito de Paz e de Guerra'.

O Estado absolutista típico é a França de Luís XIV (1638-1715), conhecido como o "Rei Sol", a ele é  atribuída a frase que se torna o emblema do poder absoluto " O Estado sou eu". Luís XIV atrai a nobreza para o palácio de Versailles, perto de Paris, onde vive num clima de luxo inédito na história do Ocidente. O monarca interfere na economia de várias formas: cria companhias de comércio, concede privilégios e monopólios, determina taxas e impostos. Também torna o catolicismo a religião oficial do Estado e promove guerras para fortalecer o poder nacional.

O processo de extinção do Absolutismo na Europa começa com a Revolução Gloriosa, na Inglaterra, e a revolução Francesa. A partir de então, o poder real inglês é limitado por uma Constituição e pelo Parlamento. Na França é substituído por uma regime republicano. O sistema chega definitivamente ao fim com as revoluções Liberais. Na Rússia, o absolutismo prossegue até o início do século XX.

Mercantilismo


Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional. Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista: Metalismo, Industrialização, Protecionismo Alfandegário, Pacto Colonial, Balança Comercial Favorável. 

Questões sobre o Absolutismo na Europa

1) Como nasce o Absolutismo ?

2) Que frase é o emblema do Absolutismo ?

3) O vem a ser o Absolutismo ?

4) Como era conhecido o Rei Luís XIV ?

5) Como Luís XIV interferia na economia ?

6) Qual o nome da política econômica adotada na Europa durante o Absolutismo?

7) Muitos filósofos (pensadores) desenvolveram teorias e escreveram livros favoráveis ao Absolutismo. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes destes teóricos absolutistas?

8) Qual das alternativas abaixo apresenta apenas poderes que os reis tinham na época do Absolutismo?

A - Criar taxas, escolher o nome de crianças e mudar os nomes dos adultos, tirar e nomear os papas da Igreja Católica.
B - Fundar cidades, vigiar a vida privada das pessoas, obrigar as pessoas a mudarem de religião, decidir sobre questões de outros países.
C - Estabelecer o preço das mercadorias comercializadas em outros países, obrigar os casais a terem filhos.
D - Criar impostos, decidir sobre questões da justiça, julgar e condenar pessoas, determinar ações econômicas, criar leis e influenciar em questões religiosas.

9) Cite e explique dois exemplos de fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo na Europa.

10) (Faap – 1996) Principalmente a partir do século XVI vários autores passaram a desenvolver teorias, justificando o poder real. São os legistas, que através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o absolutismo. Um deles é Maquiavel: afirma que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponíveis, pois que “os fins justificam os meios” professou suas ideias na famosa obra:

a) “Leviatã”
b) “Do direito da paz e da Guerra”
c) “República”
d) “Política Segundo as Sagradas Escrituras”
e) “O Príncipe”

11) (MS) 
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)

A citação acima demonstra que:
 
a) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
b) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
c) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
d) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;
e) o governo deve ser constitucional, para ser considerado legítimo.

12) (FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
 
a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
b) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
c) Desagregação do feudalismo e centralização política.
d) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.
e) Enfraquecimento da burguesia e equilíbrio entre o Estado e a Igreja.

13)  (Mack-2003) O absolutismo e a política mercantilistaeram duas partes de um sistema mais amplo, denominado de Antigo Regime. O termo foi adotado para designar o sistema cujos elementos básicos eram, além do absolutismo e do mercantilismo, a sociedade estamental e o sistema
colonial. Assinale a alternativa que expressa, corretamente, uma prática dos Estados Absolutistas.

a) Liberdade religiosa
b) Centralização político-administrativa
c) Enfraquecimento do poder real
d) Abolição total dos privilégios da nobreza
e) Política econômica liberal

14)  (FaZU-2001) A formação do Estado Absolutista corresponde a uma:

a) Aliança dos Senhores Feudais e o Clero
b) Limitação do poder do Clero
c) Exigência da Burguesia
d) Articulação da Nobreza com a Burguesia
e) Aliança da Nobreza com a Burguesia

15)  (PASUSP-2009) Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:

Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (...) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que parente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado.

Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe.

Indique qual das afirmações está claramente expressa no texto:

a) Os homens considerados bons são os únicos aptos a governar.
b) O príncipe deve observar os preceitos da moral cristão medieval.
c) Fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade são qualidades indispensáveis ao governante.
d) O príncipe deve sempre fazer o mal, para manter o governo.
e) A aparência de ter qualidades é mais útil ao governante do que possuí-las.

16) (UFPR-2009) Nos séculos XVI e XVII prevaleceram na Europa Ocidental sistemas de organização do poder genericamente denominados por Antigo Regime. Assinale a alternativa que apresenta um conjunto de elementos INEXISTENTES no Antigo Regime.

a) Absolutismo.
b) Taylorismo.
c) Mercantilismo.
d) Sistema Colonial.
e) Sociedade Estamental.

17)  (UNIFESP-2008) Do ponto de vista sócio-político, o Estado típico, ou dominante, ao longo do Antigo Regime (séculos XVI a XVIII), na Europa continental, pode ser definido como

a) burguês-despótico.
b) nobiliárquico-constitucional.
c) oligárquico-tirânico.
d) aristocrático-absolutista.
e) patrício-republicano.

18)  (FGV-1996) Acerca do Absolutismo na Inglaterra, NÃO é possível afirmar que:

a) Fortaleceu-se com a criação da Igreja Anglicana.
b) Foi iniciado por Henrique VIII, da dinastia Tudor, e consolidado no longo reinado de sua filha Elizabeth I.
c) A política mercantilista intervencionista foi fundamental para a sua solidificação.
d) Foi conseqüência da Guerra das Duas Rosas, que eliminou milhares de nobres e facilitou a consolidação da monarquia centralizada.
e) O rei reinava mas não governava, a exemplo do que ocorreu durante toda a modernidade.

19) Que autor escreveu a célebre obra "Leviatã" ?

20) Que ideia é defendida por Hugo Grotius ?

21) Defina Mercantilismo.

22) (Mackenzie) O florentino Nicolau Maquiavel (1469 - 1527) rompeu com a religiosidade medieval, estabelecendo nítida distinção entre a moral individual e a moral pública. Em seu livro "O Príncipe" preconizava que:

a) o chefe de Estado deve ser um chefe de exército. O Estado em guerra deve renunciar a todo sentimento de humanidade... O equilíbrio das forças está inscrito nos tratados. Mas os chefes de Estado não devem hesitar em trair sua palavra ou violar sua assinatura no interesse do Estado.
b) somente a autoridade ilimitada do soberano poderia manter a ordem interna de uma nação. A ordem política internacional é a mais importante; sem ela se estabeleceria o caos e a turbulência política.
c) na transformação do Estado Natural para o Estado Civil, legitima-se o poder absoluto do rei, uma vez que o segundo monta-se a partir do indivíduo, que cede seus direitos em troca de proteção contra a violência e o caos do primeiro.
d) o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus... Os reis... são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor...
e) há três espécies de governo: o republicano, o monárquico e o despótico... A liberdade política não se encontra senão nos governos moderados... Para que não se possa abusar do poder, é preciso que pela disposição das coisas, o poder faça parar o poder.

23) (PUC-SP) "O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve acreditar-se que ele vê melhor..."
(Jacques Bossuet.)
Essas afirmações de Bossuet referem-se ao contexto:

a) do século XII, na França, no qual ocorria uma profunda ruptura entre Igreja e Estado pelo fato de o Papa almejar o exercício do poder monárquico por ser representante de Deus.
b) do século X, na Inglaterra, no qual a Igreja Católica atuava em total acordo com a nobreza feudal.
c) do século XVIII, na Inglaterra, no qual foi desenvolvida a concepção iluminista de governo, como está exposta.
d) do século XVII, na França, no qual se consolidavam as monarquias nacionais.
e) do século XVI, na Espanha, no momento da união dos tronos de Aragão e Castela.

24) São caraterísticas do Mercantilismo, exceto:

a) Metalismo
b) A intervenção do estado.
c) Protecionismo Alfandegário.
d) Venda de produtos agrícolas
e) Pacto Colonial

25) (Unifesp 2005)  Nos reinados de Henrique VIII e de Elisabeth I, ao longo do século XVI, o Parlamento inglês "aprovava 'pilhas de estatutos', que controlavam muitos aspectos da vida econômica, da defesa nacional, níveis estáveis de salários e preços, padrões de qualidade dos produtos industriais, apoio aos indigentes e punição aos preguiçosos, e outros desejáveis objetivos sociais".
            (Lawrence Stone, 1972.)
Essas "pilhas de estatutos", ou leis, revelam a

a) inferioridade da monarquia inglesa sobre as europeias no que diz respeito à intervenção do Estado na economia.   
b) continuidade existente entre as concepções medievais e as modernas com relação às políticas sociais.   
c) prova de que o Parlamento inglês, já nessa época, havia conquistado sua condição de um poder independente.   
d) especificidade da monarquia inglesa, a única a se preocupar com o bem-estar e o aumento da população.   
e) característica comum às monarquias absolutistas e à qual os historiadores deram o nome de mercantilismo.   

26) (UFPI - 2000)  A respeito do Estado Absolutista é correto afirmar:

a) o poder concentrava-se nas mãos do rei por ter este conseguido afastar a influência da nobreza.   
b) Era caracterizado pela concentração do poder político nas mãos do rei e pela legitimação divina desse poder.   
c) O poder do rei no Estado absolutista, além de carecer de justificação, era criticado por pensadores como Maquiavel e Hobbes.   
d) Na economia, o Absolutismo correspondeu ao período de transição do capitalismo para o feudalismo.   
e) No plano político, a formação do Absolutismo correspondeu a uma necessidade de centralização do poder para adequar-se ao surgimento da nobreza.   

27) (ENEM-2012) Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

a) a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.   
b) a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.   
c) o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.   
d) o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.   
e) a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.   

28) Como foi o Mercantilismo na França ?

29) (UNIRIO) O Absolutismo monárquico manifestou-se de formas variadas, entre os séculos XVI e XVIII na Europa, através de um conjunto de práticas e doutrinas político-econômicas que fundamentavam a atuação do Estado Nacional Absoluto. Dentre essas práticas e doutrinas, identificamos corretamente a:

a) condenação da doutrina política medieval que justificava a autoridade monárquica absoluta através do Direito Divino dos Reis
b) concentração dos poderes de governo e da autoridade política na pessoa do Rei identificado com o Estado
c) promoção política das burguesias nacionais, principais empreendedores mercantis da expansão econômica e geográfica do Estado Moderno Absoluto
d) adoção de práticas capitalistas e liberais como fundamento da organização econômica dos Impérios coloniais controlados pelas Monarquias européias
e) rejeição dos princípios mercantilistas: dirigismo econômico e protecionismo alfandegário.

30)  (FGV) Sobre a formação do absolutismo na França, é incorreto afirmar que:

a) seus antecedentes situam-se, também, nos reinados de Filipe Augusto, Luís IX e Filipe IV, entre os séculos XII e XIV.
b) fez-se necessária nesse processo a centralização dos exércitos, dos impostos, da justiça e das questões eclesiásticas;
c) a abolição da soberania dos nobres feudais não teve um importante papel nesse contexto;
d) a Guerra dos Cem Anos foi fundamental nesse processo;
e) durante esse processo a aliança com a burguesia fez-se necessária para conter e controlar a resistência de nobres feudais.

Gabarito:

1) A partir da crise do feudalismo
2) " O Estado sou eu".
3) Sistema de governo no qual o poder é centralizado na pessoa do governante, característico da Europa entre os séculos XVII e XVIII. 
4) Rei Sol
5) cria companhias de comércio, concede privilégios e monopólios, determina taxas e impostos. Também torna o catolicismo a religião oficial do Estado e promove guerras para fortalecer o poder nacional.
6) Mercantilismo
7) Jacques Bossuet, Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.
8) D
9) A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia. Com o declínio do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também. Nesse sentido, a burguesia surgiu como o personagem que liderou os avanços do capitalismo mercantil. O rei, tendo o poder político centralizado em suas mãos, realizou uma parceria com os burgueses em relação ao aumento das práticas comerciais, em que o primeiro contribuiu com o apoio político e o segundo com o apoio econômico. A intenção, portanto, era ampliar as riquezas das nações através das atividades mercantilistas e das relações ente o rei e a burguesia durante os Estados Nacionais.
10) E
11) D
12) C
13) B
14) C
15) E
16) B
17) D
18) E
19) Thomas Hobbes
20) Defendia que, se todos os países adotassem o Absolutismo, seria possível se estabelecer um sistema único de legislação. 
21) É o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII.
22) A
23) D
24) D
25) E
26) B
27) E
28) Na França, o mercantilismo nasce a princípios do Século XVI, pouco tempo depois do reforço da monarquia. Em 1539, um real decreto proíbe a importação de mercadorias têxteis de lã provenientes da Espanha e de uma parte de Flandres. O ano seguinte são impostas restrições à exportação de ouro.28 Multiplicam-se as medidas protecionistas ao longo do século. Jean-Baptiste Colbert, ministro de finanças durante 22 anos, foi o principal impulsionador das ideias mercantilistas na França, o que fez com que alguns falaram de colbertismo para designar o mercantilismo francês. Com Colbert, o governo francês implicou-se muito na economia para acrescentar as exportações. Colbert eliminou os obstáculos ao comércio ao reduzir as taxas alfandegárias interiores e ao construir uma importante rede de estradas e canais. As políticas desenvolvidas por Colbert em conjunto resultaram eficazes, e permitiram que a indústria e a economia francesas crescessem consideravelmente durante esse período, tornando a França numa das maiores potências europeias. Não teve tanto sucesso à hora de tornar França numa grande potência comercial equiparável à Inglaterra e a Holanda.
29) B
30) C

Nenhum comentário:

Postar um comentário