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sábado, 18 de abril de 2015

Questões sobre o Romantismo no Brasil

1) Em relação ao Romantismo é correto afirmar que

a)    os símbolos nacionais são exaltados e idealizados como expressão de amor à Pátria e formação de uma identidade.
b)    valoriza, na obra literária, o indivíduo e toda a sua complexidade, enfatizando a necessidade do controle racional.
c)    os textos literários traçam o perfil de anti-heróis que agem, sofrem e superam obstáculos para se qualificarem como exemplares.
d)    a literatura romântica combate os valores burgueses, dentre os quais estão a honra, o trabalho, a sinceridade e o heroísmo.
e)    a linguagem dos textos românticos é marcada pela rigidez, em que as fórmulas literárias contribuem para a expressão dos sentimentos.

2) Assinale a alternativa correta sobre a prosa romântica no Brasil.

a)   Retrata uma série de transformações econômicas, científicas e ideológicas, decorrentes de uma nova revolução industrial.
b)   Tem como principais características o racionalismo, a imitação dos clássicos, o bucolismo e o pastoralismo.
c)   Iniciou em meados do século XVI e caracteriza-se pela fluidez do tempo, que coloca o homem diante de um dilema: viver a vida ou preparar-se para a morte?
d)   Há o predomínio da objetividade, da observação, da verossimilhança e, principalmente, de uma visão cientificista da existência.
e)   Tem em José de Alencar um dos seus autores mais expressivos e também nomes como Joaquim Manoel de Macedo e Bernardo Guimarães, entre outros.

3) A poesia Romântica desenvolveu-se em três gerações: Nacionalista ou Indianista, do Mal-do-século e Condoreira. O Indianismo de nossos poetas românticos é:

a)   um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da Capitania de São Vicente.
b)   um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.     
c)   uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação de bravura, heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
d)   uma forma de apresentar o índio em toda a usa realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça do Brasil.
e)   um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.

4) No Brasil, infelizmente, ainda esta revolução poética se não fez completamente sentir, nossos vates renegam sua pátria, deixam de cantar as belezas das palmeiras, as virgens das florestas, para saudarem os deuses do politeísmo greco-romano.
Adaptado de J.M.P.Silva

Essa crítica, publicada em 1836, contesta um estilo literário exemplificado pelo seguinte fragmento:

a)    Crioula! o teu seio escuro / Nunca deste ao beijo impuro! (Castro Alves)
b)    Última flor do Lácio, inculta e bela, / És, a um tempo, esplendor e sepultura: (Olavo Bilac)
c)    Vênus desmaia na infinita altura. (Alberto de Oliveira)
d)    Falam Deuses nos cantos do Piaga, (Gonçalves Dias)
e)    Vem, Cupido, soltar-me destes laços: (Alvarenga Peixoto)

5) Com relação ao Romantismo brasileiro, é INCORRETO afirmar que

a)   a sua instauração no Brasil coincidiu com o processo de consolidação da independência do País.
b)   as três gerações desse movimento literário são: geração nacionalista ou indianista, geração do mal-do-século e geração condoreira.
c)   os românticos cultivam o nacionalismo através da exaltação da natureza, da Pátria, do retorno ao passado histórico e da criação do herói nacional.
d)   os narradores do Romantismo mostravam um homem que não se adaptava à vida na Colônia e que denunciava veemente as mazelas da corte.
e)   a razão, para o romântico, fica em segundo plano; sua maneira de analisar e expressar a realidade obedece ao sentimento, considerado como grande valor da vida do indivíduo.

6) (F.C.CHAGAS) O movimento romântico, cujas origens estão na Alemanha e na Inglaterra, adquiriu na literatura brasileira um reflexo extraordinário porque:

a) nossas letras contavam, à época, com artistas do talento de um Machado de Assis e de um Raul Pompéia;

b) coincidiu com o momento decisivo de definição da nossa nacionalidade e de valorização do nosso passado histórico;

c) prosperavam, entre nós, os sentimentos nativistas elevados ao mais alto plano estético, como demonstram os poemas "O Uruguai" e "Caramuru";

d) nosso complexo cultural de colonizadores encontrava na prosa intimista sua expressão mais adequada e natural;

e) nossos homens de letras e de ciências criaram teorias em que se demonstrava a flagrante superioridade do pensamento anglo-germânico sobre o de outros povos.

7) (FUVEST – 2001)   

Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

 Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho.

8) Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:

a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores 
absolutos.
c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo
d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.

9) De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:

a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.

b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e “o poema começa onde começa a inspiração e termina onde esta termina.”

c) A visão de mundo romântica é centrada no sujeito, no “eu” do escritor, daí a predominância da função 
emotiva na linguagem do Romantismo.

d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

e) Nenhuma das alternativa está correta.

10) Não é próprio do Romantismo:

a) Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore; 
b) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos; 
c) Explorar assuntos ligados à antigüidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores; 
d) Valorizar temas fúnebres e soturnos. 

11) Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:

a) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente. 
b) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos. 
c) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político. 
d) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, considerando-o incompatível com exaltação da pátria. 

12) (ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:

a) valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade; esta liberdade se impõe na forma. Sentimentalismo.
b) literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
c) literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, livre das regras gramaticais, imagens diretas; inspiração a partir da burguesia, da civilização industrial, da máquina.
d) literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
e) literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.

13) Pode-se afirmar que noções como “fraqueza”, “não dignidade”, “falta de nobreza”, “impureza” são renegadas na poética romântica indianista no Brasil. Isso ocorreu devido:

01) à necessidade de se desenvolver e moldar o sentimento de nacionalismo no Brasil da época, que acabava de se tornar independente.
02) à tentativa de compensar os índios mortos pelos primeiros colonizadores europeus, resgatando seus valores primitivos.
03) ao fato de os escritores da época se oporem à corrente do “mal do século”, com seu sofrimento amoroso e culto à idealização.
04) ao desejo de se igualar as principais raças do Brasil da época: portugueses (nobreza), negros (força) e índios (dignidade guerreira).
05) ao esforço de se criar um movimento literário forte, que anulasse os escritores árcades, com suas tentativas fracassadas de independência.

14) (Vunesp - SP)  Leia atentamente os versos seguintes:

Eu deixo a vida com deixa o tédio
Do deserto o poeta caminheiro
- Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um mineiro. 

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:

a) revolta diante da morte.
b) aceitação da vida como um longo pesadelo.
c) aceitação da morte como a solução.
d) tristeza pelas condições de vida.
e) alegria pela vida longa que teve.

Gabarito:

1) A   2) E   3) C   4) E    5) D   6) B   7) A    8) C   9) D   10) C   11) A   12) A   13) A   14) C

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